Sempre que se fala sobre ciúmes o que logo vem à mente é o lado da “vítima”. Ou seja, da pessoa que é alvo do(a) ciumento(a). Mas eu penso que a pessoa ciumenta sofre muito também! Lembro muito de uma história que uma amiga me contou, de quando passou a desconfiar que o marido tinha uma amante. Tudo começou quando ela viu um recado no bolso da calça dele com um número de telefone. A escrita era de mulher.
Ela não quis encanar, mas tudo começou a conspirar a partir daquele dia. O que antes ela não reparava, passou a chamar muito a atenção: os dias em que ele chegava mais tarde do trabalho; aquelas vezes em que ele dizia que ia para academia, mas voltava impecável; as ligações interrompidas quando ela chegava; históricos deletados no computador e no celular… Em um mês ela estava convicta de que ele tinha uma amante! E o que poderia ter sido resolvido lá no início, se arrastou por meses de angústia e hostilidade, gerando muitas brigas para o casal. A história não teve um encerramento, ou seja, minha amiga até hoje não tem certeza sobre a fidelidade do marido, embora eu tenha as minhas dúvidas… Acho que ela é apenas mais um exemplo de como o ciúme pode prejudicar uma relação.
Está comprovado que o ciúme é definitivamente um sentimento contraindicado para um relacionamento de sucesso. Se você é do tipo de mulher bem ciumenta, saiba que certamente o que você sente faz mais mal para você mesma do que para o seu namorado, mesmo assim pode prejudicar em muito a sua relação com ele. Além disso, existem níveis de ciúmes, podendo ser um bem ameno – que mesmo esse não faz bem pode se tornar nada ameno – o médio e aquele que é demais, exagerado e, em alguns casos, pode ser considerado até mesmo patológico, ou seja, trate de buscar ajude de um profissional. De qualquer forma, destaquei aqui as dicas que considero fundamentais e que podem ajudar você a ser menos ciumenta.
Seja menos ciumenta dando espaço ao seu amor
Dar espaço para o cara que você ama é a primeira dica para colocar em prática os seus preceitos de não ser mais ciumenta. Saiba que amor não significa prisão ou grude, assim, mesmo que vocês dois sejam o casal mais apaixonado da face da terra isso não quer dizer que tenham que estar sempre juntos.
Uma relação saudável é aquela em que cada um tem a sua vida, as suas atividades, os seus interesses e compartilham alguns momentos juntos. Claro que se um casal tem muito em comum é mais provável que eles vão fazer mais coisas juntas, mas mesmo os casais que possuem gostos diferentes podem ser muito felizes juntos, desde que cada um respeite o espaço do outro.
Até mesmo se um casal que combina em tudo deve cultivar os seus próprios momentos para cuidar de si mesmo, isto é, ter aquele momentos a sós consigo mesmo. Saber ficar sozinho é muito importante para se autoconhecer e mesmo em um relacionamento sério e duradouro é possível dar um pouco de atenção apenas a si mesmo.
Dar espaço para o outro também significa deixar o seu amor sair com os amigos, bater aquela bolinha, sem necessariamente você estar junto.Você também deve se dar ao direito de ter esses momentos com as suas amigas, fazer aquilo que nem sempre o seu namorado ou marido gosta de lhe acompanhar.
Quando ambos têm os seus compromissos, trabalhos, estudos e hobbiesse torna mais fácil de trabalharo ciúmes, evitando-o e mandando ele para bem longe.Além disso, quando você não se torna uma pessoa ciumenta as chances do seu amado ser ciumento também são reduzidas, assim, tudo fica melhor, podendo se conviver com mais tranquilidade.
Aprenda a confiar no amor da sua vida
Muitas mulheres não se dão conta que viver desconfiada de seu namorado é até mesmo um tipo de ofensa ao seu amor, pois quando esse sentimento está presente, quer dizer que não se tem confiança no outro. Mesmo que por uma série de motivos as pessoas tenham dificuldade de uma forma geral em confiar nos demais, é com o seu amor que você deve aprender o verdadeiro significa da palavra confiança.
Pense se fosse o seu namorado ou marido o ciumento, que visse motivo para sentir isso a todo o instante, vendo coisa onde não existe, desconfiando de você, pensando que você mentiu, etc. Certamente você não gostaria nenhum pouco disso, não é mesmo? Também não se sentiria ofendida? Então, funciona da mesma forma.
No entanto, se você tem motivos para ter ciúmes do seu amado porque ele lhe dá motivos reais e de sobra para você desconfiar dele, então, é você mais uma vez quem está errada. Ou seja, não é a melhor escolha que se faz estar com alguém que sabemos que vai aprontar alguma coisa mais cedo ou mais tarde, porque já aprontou ou vive aprontando. Nesse caso, devemos valorizar a nos mesmas e dar um basta nessa relação.
Se não for esse o seu caso, então, o negócio é aprender a confiar e você não tem muita escapatória. Além disso, é importante avaliar como está a sua relação com o homem que ama. Você tem investido no relacionamento, tem apimentado os momentos a dois, tem promovido momentos descontraídos e divertidos?
Outra forma de ter confiança no próprio taco e saber que não há motivo para ciúmes é quando sabemos que estamos tendo um relacionamento saudável e repleto de felicidade. Se as coisas não estão muito bem entre você e o seu amor, é preciso avaliar a situação, ver o que pode ser mudado e apostar na mudança.
Se você deseja reconquistar o seu amor, é o que deve fazer, mas tenha certeza de que é isso o que quer e que o melhor não é talvez terminar. Para ter o seu amor de volta, basta apostar na reconquista e resgatar aquilo que se perdeu, comum entre muitos casais, mas o melhor é não deixar que o relacionamento chegue a esse ponto, mas sempre é possível tirá-lo a beira do abismo.
Supere o passado para viver sem ciúme
Há também as mulheres que são ciumentas porque no passado tiveram experiências ruins que causaram traumas. No entanto, você deve saber superá-los, ainda mais se está com um homem que não lhe dá motivos para sentir ciúmes dele. Quando se aposta em uma nova relação é preciso deixar que os problemas do passado com outras pessoas não interfiram na sua vida a atual.
O que aconteceu no passado dele permanecer lá. Já se o seu namorado ou marido já lhe traiu, mas vocês resolveram ficar juntos e você o perdoou, mas anda com ciúmes, quer dizer que o perdão não foi completo. Quando se dá uma segunda chance ao homem que se ama é preciso que seja verdadeiro, de coração mesmo, e para isso ser possível é necessário que você consiga mesmo esquecer o que aconteceu.
Se o passado ficar batendo a sua porta a todo o instante quer dizer que ficaram pendências, as quais você deve resolver. Talvez seja o momento de conversar com o seu amor, colocar as cartas na mesa e mesmo avaliar consigo mesma se você tem motivos reais para desconfiar dele. Muitas vezes, eles simplesmente não existem e cabe a você dar um voto de confiança ao homem com quem está junto.
Outro motivo que pode fazer você sentir ciúmes é não estar de bem consigo mesma, com a autoestima em baixa, se achando feia, gorda, burra, etc. Mais uma vez só cabe a você mudar essa situação e isso é possível a partir do momento que começar a se olhar, a enxergar os seus potenciais e o que você tem de melhor. Também é preciso mudar o que está incomodando.