A dificuldade de se expressar no relacionamento é um dos maiores motivos de desavença nos relacionamentos amorosos. Embora esse problema seja comum, é algo que deve ser trabalhado na hora em que você deseja reconquistar o homem que ama, pois se a dificuldade persistir também vai persistir a forma errônea que o outro entende os seus anseios. Nesse artigo você irá conferir dicas para lidar com a dificuldade de se expressar com o seu amor, fator decisivo na sua reconquista.
Na realidade, homens e mulheres têm dificuldade de se expressar em algum campo da sua vida. Você pode conseguir se expressar com perfeição no ambiente de trabalho, com os colegas e professores, com a sua família, mas não obter o mesmo êxito quando se fala da pessoa amada. Isso em geral ocorre porque os sentimentos afetivos são mais difíceis de expressar.
Também vivemos em uma sociedade que coloca tabu em uma série de coisas, inclusive, na manifestação dos próprios sentimentos, assim, algo que poderia ser totalmente fácil de lidar acaba virando um bicho de sete cabeças. Para as mulheres pode parecer relativamente mais fácil, pois é o sexo masculino que sofre mais pressão no sentido de ter uma postura determinada a toda hora e isso, às vezes, vai ao desencontro da expressão do que pensa e sente.
Por isso mesmo, além de você ter dificuldades em se expressar, o homem que ama também pode ter dificuldades em entender os seus sinais. Nesse sentido, o trabalho deve ser em dobro e você deve aprender a lidar com essa dificuldade e também estimular quem ama ao mesmo. Através disso, você pode ter uma grande chance de reconquista o seu ex.
Mesmo que não seja esse problema que levou ao fim do seu relacionamento, é importante evitar a dificuldade para se expressar, inclusive, na hora da reconciliação. Esse momento costuma ser delicado e você deve avaliar bem o que falar e em qual momento falar o que pensa e sente.
Dicas para lidar com a dificuldade de se expressar
Se você identificar que possui dificuldade para se expressar, o mais indicado é avaliar qual exatamente é o seu bloqueio. Você pode não saber impor a sua opinião, que sempre fica esmagada, causando-lhe frustração, ou você pode não conseguir falar sobre os seus sentimentos com medo de magoar as outras pessoas.
A partir do momento em que você entende melhor qual a sua dificuldade, já que é pouco provável que o problema se estenda a todos os momentos de expressão, será mais fácil de lidar com isso. O que também pode ser o seu caso é que você tem a impressão de que não sabe usar as palavras certas para expressar uma ideia, dificultando que o homem que você ama compreenda o que você quer dizer de verdade.
Isso pode acabar ocasionando uma série de desentendimentos e mesmo culminar com o término de um relacionamento. Outra situação comum é o caso de você não saber medir as palavras que vai usar e embora não seja a sua intenção acaba sendo grosseira e rude ao manifestar o que pensa. Depois de identificar qual é a sua maior dificuldade, é preciso saber como lidar com ela.
Quando parece que você não sabe usar adequadamente as palavras para se expressar, isso pode ocorrer porque você é impulsiva e fala sem pensar antes. Começar a avaliar melhor o que será dito é uma alternativa e com o tempo você vai perceber que automaticamente está conseguindo se expressar melhor, embora nas primeiras vezes o pensar antes de falar possa se prolongar.
A mesma causa pode ser o que motiva você a ser áspera ao falar, pois se pensar um pouco antes de dizer alguma coisa vai ter tempo de avaliar que o que pretende dizer pode soar rude. Já se você acha que é difícil se expressar na hora de conversar com o homem que ama e mesmo com as demais pessoas ao seu redor porque faltam as palavras, um bom exercício para melhorar a sua desenvoltura com as palavras é ler mais.
Às vezes, o que pode falar na sua vida é um pouco de vocabulário e com uma leitura prazerosa você pode agregar mais palavras a sua fala. Nesse caso, leia o que mais lhe interessar, pode ser um livro de autoajuda, um romance, contos, gibis, revistas e mesmo sites da Internet.
Quando é grande a dificuldade de se expressar
Se mesmo com leituras mais frequentes e com o costume de pensar antes de abrir a boca não está sendo eficiente para driblar a sua dificuldade em se expressar, outra dica é começar a escrever o que você pensa. Você pode apenas passar para o papel (ou para o computador) o que você está pensando, mesmo que de forma aleatória e abstrata.
Outra dica é escrever o que você gostaria de dizer para o homem que ama. Depois leia o que você escreveu e avalie: se você fosse outra pessoa, entenderia o que você está querendo dizer? Se a resposta for não, reescreva de outra forma, a fim de tornar mais inteligíveis as suas ideias e sentimentos.
Já na hora de escrever sobre os seus pensamentos, não precisa ser totalmente inteligível, mas é um bom exercício para treinar a escrita que em conjunto com a leitura torna a possibilidade de comunicação muito mais fluida. Porém, nem todo mundo se dá bem com a palavra falada, por isso, nem todo mundo é orador ou escritor. Provavelmente se a expressão verbal não é o seu forte você se dá bem em alguma outra área.
Mesmo assim, esses exercícios vão ajudá-la, com certeza. Porém, é bom lembrar que as pessoas não se expressam apenas com as palavras, existe a linguagem corporal e dela depende apenas os seus gestos.
Como lidar com a dificuldade de se expressar usando a linguagem corporal
A linguagem corporal ou linguagem não verbal faz uso dos gestos para se comunicar. Isso não quer dizer que você deve trocar as palavras por mímica ou pela linguagem dos sinais. A linguagem corporal vai muito além disso e se refere ao olhar, ao sorriso, às mãos, sendo que você sempre usa essa linguagem, mesmo que não perceba.
A linguagem corporal está automaticamente presente na vida de todas as pessoas. Um olhar triste, uma lágrima que sai dos olhos, apertar os lábios, esfregar as mãos. Tudo isso está repleto de informações e você também pode se valer disso para reconquistar o homem que ama. Até mesmo o silêncio tem muita coisa para dizer.
Se você não consegue expressar para quem ama o quanto o seu sentimento é grande e forte, um beijo, um olhar ou um abraço pode deixar tudo isso evidente para o outro. Na hora da sedução, por exemplo, a linguagem corporal é mais do que importante, pois ela melhor do que as palavras vão manifestar o seu interesse pelo homem que deseja reconquistar.
Olhares, sorriso e outros sinais como estes também são fundamentais para criar atração e envolvimento e é justamente isso o que você precisa para reencontrar o caminho do coração do seu ex. Nesse sentido, é preciso dominar até mais, de certa forma, a expressão da linguagem corporal e quando for necessário complementar com a linguagem falada.
Mas dominar a linguagem que vem dos gestos, por mais que seja automática, muitas vezes, exige treino, assim como se expressar verbalmente. Então, já que a prática leva à perfeição, comece o quanto antes.