Benefícios da terapia de casal para que a relação volte a ser boa

Beneficios da terapia de casal para que a relacao volte a ser boa

A terapia de casa é uma alternativa para quem deseja manter uma relação, mesmo em meio a problemas pelos quais ela esteja passando. Alguns casais podem demorar a procurar essa a ajuda, por não acharem que seja eficiente ou mesmo por não querer admitir que é necessário. Há também os fatores financeiros e mesmo quem nem saiba que ela exista. De qualquer forma, é uma maneira de voltar a ter um relacionamento saudável com o homem que você ama.

Entre os benefícios da terapia de casal para que a relação volte a ser boa está a possibilidade de enxergar de fora, ou seja, de uma perspectiva mais ampla o seu namoro ou casamento, o que pode ajudar a entender as raízes dos problemas pelos quais vocês estão passando. Quando a relação está desgastada, se arrastando com a barriga, ou seja, você está no meio do olho do furacão, nem sempre é possível enxergar de fora o que realmente está acontecendo.

Com certeza, não é apenas você quem está com essa dificuldade, mas sim, o seu marido ou namorado, assim, os benefícios da terapia de casal para que a relação volte a ser boa servem para ambas as partes. Além disso, o casal a partir dessa técnica poderá aprender maneiras de se reconciliar, a compreender melhor o outro e mesmo de expressar o que pensa e sente pelo cônjuge e em relação ao casamento ou namoro.

O mais comum é que casais unidos pelo matrimônio façam uso da terapia de casal, em geral, quando já estão há bastante tempo juntos e mesmo que se amem muito encontram dificuldade em resolver alguns impasses. No entanto, em qualquer momento da vida a dois se pode buscar essa técnica para que a relação volte a ser boa. Além disso, não precisa aguardar que o relacionamento esteja à beira do abismo. Mesmo como forma preventiva é muito eficiente.

Como funciona a terapia de casal para que a relação volte a ser boa

Beneficios da terapia de casal para que a relacao volte a ser boa

A terapia de casal tem como base proporcionar o diálogo entre o casal, já que muitas vezes é apenas isso que falta para que as divergências sejam resolvidas. O terapeuta, nesse sentido, serve para não deixar que o diálogo escambe para a briga, o que em casa poderia ser inevitável. Conforme a linha que o terapeuta segue, ele pode fazer perguntas no sentido de facilitar o entendimento de ambos a respeito do que está ocorrendo com a relação.

Ele também deve guiar a terapia de modo a harmonizar a relação do casal, nunca tomando partido de um dos dois, mas sim, agindo de forma sensata, rumo à harmonização. A terapia de casal consiste, portanto, em encontros periódicos, que podem ser semanais ou mais frequentes, conforme a necessidade do tratamento. Com o tempo, os encontros podem ficar mais espaçados.

A duração do tratamento da terapia de casal é de acordo com cada caso e de como está se desenrolando cada sessão. Porém, é possível dizer que em média as terapias duram de três a quatro meses. São muitos os motivos que levam os casais a iniciar o tratamento, porém, especialistas no assunto afirmam que a maioria dos casais procura o tratamento após episódios de traição.

No entanto, outras causas muito vistas nos consultórios são:

– situações relacionadas com os filhos

– casos em que é preciso saber como lidar com as alterações da natureza da relação

– quando o casal pensa em se divorciar

– questões ligadas à sexualidade

– falta de amor

Dicas para que a terapia de casal dê certo

O primeiro passo para o sucesso da terapia de casal para que a relação volte a ser boa é que ambos, você e o seu marido ou namorado, estejam de comum acordo em iniciar o tratamento. Se um dos dois não estiver a favor disso, dificilmente adiantará alguma coisa. Se você acredita que vale a pena investir na sua relação, talvez tenha que insistir para que o homem que você ama ceda a sua ideia de iniciar a terapia.

Em um primeiro momento, o homem pode apenas achar que a terapia é bobagem, ou mesmo, estar com receio de expor a sua vida a outra pessoa, no caso, o terapeuta. Pode ser ainda simplesmente uma barreira, no entanto, você deve insistir até um ponto, pois se ele realmente não for a fim, pode ser ainda mais complicado para a sua relação.

Se isso ocorrer, entretanto, avalie ainda se vale a pena insistir na sua relação, pois se o homem está fugindo de uma forma de vocês se acertarem pode ser que ele queira realmente terminar. A não ser que ele proponha a você outra forma de resolverem as divergências, como o diálogo em casa mesmo. No entanto, só será eficiente se ele não descambar para as discussões.

Uma pessoa neutra, como o terapeuta, serve pra isso mesmo, fazer o que muitas vezes o casal não consegue sem a influência neutra de um terceiro, pois a relação já está desgastada. Porém, ainda com chances de reiniciar em harmonia. Outra dica para que a terapia dê certo é não ficar atrasando à ida ao terapeuta, nem esperar que o relacionamento esteja à beira do abismo.

Por mais que uma terapia de casal seja eficaz, nem sempre ela alcançará o sucesso se a relação já está perdida há muito tempo. Por isso, quando o seu relacionamento der os primeiros sinais de desgaste tome você a iniciativa de revivê-lo. Mas se por outros motivos você também está desestimulada, talvez seja essa a hora de buscar ajuda especializada.

Vale lembrar que o diálogo constante, respeito e companheirismo podem evitar uma série de problemas. Atentar para o outro é sempre uma forma de evitar mágoas e tristezas, mas devido à correria do dia a dia, aos problemas financeiros, e mesmo à vinda dos filhos, os problemas podem chegar sem serem percebidos e quando você se der por conta já estão imensos.

Famosos que já aderiram à terapia de casal para que a relação volte a ser boa

O tratamento para que um casal volte a viver em harmonia é adotado com frequência pelos famosos. Nem todos os casos obtiveram sucessos, mas nesse sentido, existe uma série de situações que podem estar relacionadas ao fracasso no desejo de reconciliação.

Como curiosidade, vale lembrar que após um episódio de traição, o casal de atores Kristen Stewart e Robert Pattinson fez a terapia, mas se separaram em seguida. O mesmo ocorreu com o diretor Rupert Sanders e a sua esposa Liberty Ross. A socialite Khloé Kardashian e o jogador de basquete Lamar Odom também buscaram, talvez tarde demais, a terapia de casal.

Porém, a cantora Gwen Stefani e o marido Gavin Rossdale obtiveram sucesso com o tratamento e continuaram com o casamento e tiveram mais um filho. A terapia também funcionou para a atriz colombiana Sofia Vergara, que começou o tratamento antes mesmo de casar, quando o empresário Nick Loeb era apenas o seu noivo.

Hoje em dia, muitos existem muitos especialistas em terapia de casal espalhados por todo o país. Busque profissionais capacitados, de preferência marque uma consulta com um que você tenha referências e saiba de sua experiência na área. Se você conhecer psicólogos e psiquiatras, mesmo que não façam terapia de casal, eles podem indicar profissionais de confiança.

Mais sobre o assunto:

-Como reconquistar seu marido

-Como reconquistar um ex namorado

-Como reconquistar um homem em 10 dias


Deixe um Comentário