A ansiedade é um dos sentimentos que mais atrapalha o relacionamento amoroso, por isso, é preciso saber como trabalhá-la. A verdade é que a ansiedade pode ser um sentimento muito prejudicial para os mais diversos momentos da vida. Por outro lado é um sentimento bastante comum. Nesse sentido, vale não necessariamente eliminá-lo, mas sim, saber como moderar a sua dose.
Para ter uma ideia de como a ansiedade pode fazer mal, basta lembrar como alguns problemas psicológicos estão associados a ela. Exemplos são as crises de pânico, depressão e déficit de atenção, os quais são consequência de picos de ansiedade. No entanto, não é necessário quea sua ansiedade chegue a esse ponto para começar a se preocupar com ela.
No dia a dia, mesmo em doses menores, porém frequentes, a ansiedade tendea atrapalhar as atividades cotidianas, quando pode tirar a atenção, não deixando que a pessoa consiga viver o presente. Além disso, quem costuma ser uma pessoa ansiosa certamente vai refletir esse tipo de comportamento em seu relacionamento afetivo.
Então, uma forma de saber como ser menos ansiosa no relacionamento é justamente aprender a ser menos ansiosa na vida como um todo, seja no aspecto pessoal, na relação com os amigos, com os familiares, no trabalho, nos estudos e nos demais momento de sua vida.
Por falar em ansiedade, lembro que tenho uma amiga, a Letícia, que embora tenha um casamento feliz parece que sempre está à espera que alguma coisa ruim aconteça. O que mais ela teme é que, em algum momento, o seu marido a traia. Às vezes, até parece loucura da parte dela, pois Letícia acredita que isso pode ocorrer a qualquer momento, até mesmo quando eles saem juntos.
Quando ele está no seu trabalho, aí sim, para ela parece inevitável que ele vai traí-la. Portanto, quando ele diz que precisa ficar no emprego fazendo hora extra, Letícia começa a roer as unhas até chegar aos dedos. Oseu marido dá risada disso tudo eleva os comentários de sua esposa apenas como uma brincadeira.
Ele não leva a sério os comentários que ela faz, até porque pelo que parece ela não tem porque mesmo se preocupar.Você pode achar que essa minha amiga não bate bem. Mas em menor ou maior grau, existem outras mulheres que passam por essas situações semelhantes às de Letícia.
Dicas para ser menos ansiosa no relacionamento
Observando o caso de Letícia posso concluir que a ansiedade em um namoro ou mesmo em um casamentopode estar atrelada a situações anteriores, ou seja, a questões que não foram resolvidas anteriormente. Essas pendências podem ser até mesmo anteriores à mulher conhecer o seu marido ou namorado.
Uma dica, portanto, para saber como ser menos ansiosa é avaliar a que esse sentimento pode estar atrelado, a quaisaspectos da sua vida ele pertence. Se você, assim como Letícia, também tem medo de ser traída a qualquer momento, essa sensação pode estar associada ao fato de já ter sido traída em um relacionamento passado.
Já se você é uma pessoa que acha que o seu marido está mentindo, escondendo fatos e coisas que ele faça, isso pode estar ligado a sua dificuldade de confiar nos outros. No entanto, a confiança é o alicerce de qualquer relação e, por isso, mais um motivo para você aprender a como controlar a ansiedade.
A ansiedade nunca anda sozinha e não consiste apenas em senti-la, mas sim, costuma estar associado a um medo ou temor, como de que alguma coisa possaacontecer a qualquer momento, sem avisos, sem deixar que você se prepare para esse momento. Nesse sentido, outra forma de ser menos ansiosa no relacionamento é estando de bem consigo mesma.
Isso não apenas vai refletir no bem estar do seu relacionamento, como também será muito benéfico para a sua saúde. Quando uma pessoa vive em plenitudetudo acontece de forma, mas tranquila e acertada, dando um chega para lá na ansiedade. Assim, se você está sendo ansiosa na sua relação é possível que alguma coisa fora do casamento ou do namoro esteja acontecendo. É preciso saber o que é.
Por que a ansiedade atrapalha relacionamento
Uma vida agitada também pode provocar quadros de ansiedade e, por consequência, atrapalhar o seu relacionamento com o seu marido ou namorado. O melhor, portanto, é procurar ter uma vida mais saudável, não querendo fazer mais do que se tem condições, como aquela velha história de que “levar o mundo nas costas”, você não precisa fazer isso.
Com certeza, uma vida mais saudável não será benéficaapenas para você como para a sua relação. Isso é possível descarregando um pouco o peso das costas, dividindo a responsabilidade e as tarefas, o que muitas mães e esposas têm dificuldade de fazer. Uma alimentação balanceada e variada, bem como praticar exercícios físicos são os demais ingredientes de uma receita de sucesso para uma vida sem ansiedade.
Além disso, problemas de saúde familiares e outras situações de estresse podem desencadear níveis de ansiedade muito maiores em você e, por isso, mais um motivo para fazer uma boa auto-avaliação antes mesmo de se preocupar com ser ansiosa no relacionamento.
Isso tudo pode ser somente uma consequência dos atuais conhecimentos pelos quais você está passando. Se forem temporárias, em pouco tempo, você vai conseguir colocar a sua vida em rédeas curtas novamente.
O que fazer para diminuir a ansiedade
A correria do dia a dia, uma série de atividades, compromissos, contas a pagar, filhos para criar, podem resultar também em um quadro de ansiedade sério, atrapalhando até mesmo uma sólida relação amorosa de anos. Se esse for o motivo da sua ansiedade, quer dizer que esse sentimento não é devido à relação que tem com o seu marido ou namorado, mas sim, por causa do seu estilo de vida.
Dessa forma, é importante avaliar se não é melhor mudar alguma coisa no seu cotidiano a fim de diminuir a carga. Além do relacionamento, a ansiedade por causa do seu estilo de vida pode afetar os demais aspectos de sua vida. Vale dizer ainda que quando a ansiedade é demais e você não está conseguindo controlá-la, é importante buscar ajuda profissional. Essa atitude pode ser bastante eficiente, a fim de fazer com que você aprenda a controlar o nível de ansiedade.
Outra dica é observar o comportamento do seu marido ou namorado, pois pode ser que seja ele quem esteja passando por momentos de ansiedade e você está apenas absorvendo isso dele. Nesse caso, você deve aprender não apenas a controlar a sua ansiedade, mas também a ajudá-lo a fazer o mesmo.
Entre casais isso é bastante normal, porém, nada que uma conversa não resolva. Pense se ele pode estar passando pelos mesmos problemas e situações citadas anteriormente, como estresse no trabalho ou mesmo na sua vida pessoal.
Já está comprovado que a vida moderna é uma das principais causas de quadros de ansiedade, estresse e depressão, entre outros problemas que afetam diariamente centenas de pessoas em todo o mundo. Todavia, é preciso controlar esse sentimento e, embora o homem também possa ser ansioso, o mais comum é sejam as mulheres a sofrer mais com isso, já que somos nós que nos preocupamos mais, muitas vezes, mais do que deveríamos.
Se você avaliar que esse é o seu caso, mude de atitude, gaste menos tempo com o desnecessário e, assim como a Letícia, aprenda a prever menos catástrofes.