Até hoje eu me pergunto: o que fazer quando o homem muda o comportamento, pois muitas alunas me trazem essa dúvida também. Às vezes, me questiono se realmente ele mudou de comportamento ou se a mulher até então não tinha olhado de verdade para o homem com quem está. E se ele mudou mesmo, o que aconteceu? Foi uma mudança repentina ou gradativa, mas as pessoas mudam, não é mesmo?
Todos esses pensamentos me fazem concluir que existem muitas situações em que se pode achar que um homem mudou o seu comportamento ou mesmo verificar que realmente houve uma mudança significativa. Tenho uma prima, Camila, que anda realmente reclamando do seu marido com esse mesmo papo de que ele anda machista.
Recentemente eles tiveram um filho e ela se deparou justamente com a situação em que a mulher precisa de virar em três ou quatro e parece que o seu amor não está sendo nada companheiro. Eu perguntei se ele não era assim antes, quando eles se conheceram, de acreditar que é a mulher é quem deve se responsabilizar por uma série de afazeres, ao que ela ficou em silêncio, pensativa e por fim respondeu com um ar cansado: é, na real, ele sempre foi assim.
Claro que agora com um filho, é que Camila percebe que se casou com um cara machista, mas e isso não era visível antes? Na realidade era, mas Camila estava em busca de um grande amor e quando caiu seus olhos sobre o cara com quem está, se apaixonou, sem nem antes mesmo avaliar se ele seria um futuro marido como ela desejava.
Camilas existem aos montes, pois muitas mulheres deixam o coração falar mais alto e esquecem totalmente o raciocínio, que poderia ajudá-las a vislumbrar o futuro com esse homem que tanto amam. Mas claro que não são apenas Camilas que existem, há também as Patrícias, pois isso me faz lembrar outra pessoa que conheci e que, por sinal, não vejo há muito tempo.
Dicas sobre o que fazer quando o homem muda de comportamento
Patrícia casou bem jovem com o seu marido e eles se dão muito bem, pelo que sei. Mas ela também andou falando, há alguns anos, sobre as atitudes dele, que vinham mudando. Ao que lembrei a ela que, quando eles se conheceram, assim como ela, ele era bem jovem, cheio de vida e sonhos. Mas como nós mulheres amadurecemos mais cedo, e isso é fato, Patrícia já era mais pé no chão, focada no futuro e nas responsabilidades.
Por isso mesmo, possivelmente, é que ela sempre amou tanto o seu hoje marido, que contava com aquela jovialidade que a fazia sentir-se até mais jovem. Mas hoje em dia, ele também amadureceu como ela, e não significa que parou bruscamente de sonha, mas possivelmente diminuiu os sonhos transloucados, e é disso que Patrícia sente falta. Mas o amadurecimento chega para todo mundo, porém, para eles, fez a relação esfriar.
Sei que eles ainda estão juntos e acredito que estejam bem, pois foi apenas uma pequena crise, daquelas que ocorrem quando um dos dois lados do casal passa por uma transformação significativa em sua vida. Veem os filhos, as contas a pagar, o desemprego e os sonhos dão lugar para às vezes dura realidade, mas nada que uma conversa sincera e saber identificar os bons momentos que a vida tem ainda para oferecer não possam resolver.
Por isso, antes de criticar o seu amor e se questionar o que fazer quando o homem muda de comportamento, pense o porquê disso ter acontecido. No entanto, como já disse as situações são inúmeras e ele pode ter mudado de um jeito que você não esteja gostando nada. Por mais que a vida tenha amadurecido um homem, isso não é motivo para ele deixar de ser o que é na sua própria essência. Talvez ele esteja passando por uma situação difícil e você precisa ajudá-lo nessa hora.
Claro que as mudanças positivas devem partir de cada um, mas nada impede que você dê um empurrãozinho nessa hora. Apoiá-lo, ouvi-lo e mesmo opinar são algumas atitudes que você pode ter quando o homem muda de comportamento, no entanto, é ele quem deve encontrar o caminho certo e seguir nele, a fim de não mudar tão radicalmente a ponto de tornar a mudança negativa.
Por isso, digo que é preciso entender o porquê das mudanças, já que elas em muitos casos são favoráveis, só têm a acrescentar e fazer com que a pessoa se entenda e se reconheça como é lá no fundo, veja-se como é em essência. Isso pode ser mais ou menos difícil, mas se você ama mesmo o seu namorado ou mesmo marido precisa o apoiar em sua decisão, desde que você concorde que seja para melhor.
A atitude certa para manter o seu amor por perto
Conforme o tipo de mudança pelo qual o homem esteja passando, talvez esteja na hora de você mudar de atitude também. Avalie qual o contexto no qual vocês se encontram, pense se essas mudanças não são para melhor e se você também não vai ganhar ao aderir a elas. Claro que quando se fala em mudar de comportamento são milhares as possibilidades e falar sobre isso pode parecer muito amplo, a não ser que se levantassem todos os casos, um a um.
Mesmo que em um primeiro momento você não simpatize com a mudança, pois isso é normal do ser humano, torcer a nariz a elas, pense melhor antes de dar o seu veredito. Na realidade, as pessoas sentem isso porque existe muita dificuldade em se adaptar ao diferente, ao novo, ou as pessoas acham simplesmente que a verdade é incontestável.
Uma dica sobre o que fazer quando o homem muda de comportamento é não pensar na mudança em si, mas no que isso vai resultar, o que vai possibilitar. Se forem coisas boas, não há porque evitar as mudanças. Muitas vezes, se fazem grandes esforços para driblar as mudanças, porém, mais cedo ou mais tarde elas surgem e o resultado pode ser muito positivo.
Como já disse, tudo deve ser avaliado e se o amor da sua vida passou de um homem gentil e responsável para um mentiroso e grosseiro, mesmo que existam motivos para isso, nem sempre os fins justificam os meios e pode ser a hora de você dizer adeus. Por isso, é sempre importante tentar olhar mais a frente, enxergar o que essa mudança vai possibilitar e se não for nada estimulante é melhor sair fora antes de se machucar.
Por fim, vale dizer que quando se conhece um homem, por mais que você acredite que ele é o cara perfeito para você, não se devem tomar decisões precipitadas, observar e avaliar é a melhor forma de imaginar como esse homem vai se comportar no futuro. Fechar os olhos para isso, desculpar sua grosseria e suas crises de raiva pode ser uma atitude muito prejudicial, não apenas para a relação no futuro como para você mesma.
Nesse sentido, vale dizer ainda que não adianta você se envolver com o cara errado acreditando que ele vai mudar. Você deve ficar com ele e escolhê-lo pelo que ele é e não pelo que você quer que ele se transforme.