Dicas para paquerar no trabalho

Dicas para paquerar no trabalho

Quer aprender a paquerar no trabalho? Atualmente passamos mais tempo no nosso ambiente profissional do que em qualquer outro local. Portanto, nada mais natural que do que surgir interesses amorosos nesse cenário. Inclusive, pode-se dizer que o velho ditado “onde se ganha o pão, não se come a carne” está ficando cada vez mais ultrapassado. Namorar um colega de trabalho é, na maior parte das empresas, algo natural, tido até como estimulante para alguns consultores de carreiras. O romance no escritório descontrai a rotina e dá energia para manter o pique no trabalho.

Mas antes de prosseguir recomendo que você conheça os erros mais comuns que as mulheres cometem na paquera.

Namorar no trabalho vale a pena?

Se forem bem administrados, esses relacionamentos que começam no ambiente de trabalho acabam até ajudando na performance profissional. E isso acontece porque as pessoas se sentem mais satisfeitas, mais seguras e com a autoestima em alta.

A questão é que, a partir do momento que a relação se estabelece, muita gente costuma se esquecer de que está em uma empresa e que é o trabalho, e não a vida afetiva, a prioridade durante o expediente. É importante impor limites. Afinal, as pessoas são contratadas para contribuir com um objetivo comum, que é o exercício de sua atividade profissional para o progresso da empresa. Se a produtividade fica comprometida, isso começa a incomodar outros funcionários e com certeza vai gerar comentários inconvenientes.

Em muitas ocasiões, a confusão começa antes mesmo de o namoro engrenar, ou seja, ainda na fase da paquera, as pessoas não se dão conta de que violam regras básicas de conduta, normas implícitas que, se ignoradas, podem enterrar a mais brilhante das carreiras.

A primeira regra básica que não pode ser deixada de lado é evitar transformar a paquera no principal objetivo diário, intercalando as tarefas entre um momento de flerte e outro. Exemplos: arrumar a todo instante pretextos para ir até à mesa do colega charmoso, marcar encontro com a garota que está a fim na máquina do café a cada meia hora, dar uma fugidinha para conversar na escada, ficar falando com o outro por mensagens instantâneas boa parte do tempo.

Na empolgação que um novo relacionamento ou flerte proporciona, homens e mulheres acreditam que estão sendo discretos, mas na verdade não estão. As pessoas ficam de olho mesmo, e não demoram a fazer comentários.

E a fofoca não demora a começar. Se chegou em um ponto em que vocês sentem necessidade de ficar mais tempo sozinhos, para se conhecerem melhor, marquem um happy hour e resolvam a questão fora do escritório. Quando o clima entre os dois fica muito evidente e vira o assunto da empresa, isso pode afetar a imagem que ambos têm ali dentro. Há o risco de que passem a ser vistos como imaturos, despojados demais e até irresponsáveis.

Uma regra de ouro e que vale para qualquer situação que envolva a paquera no trabalho: se quiser encontrar a alma gêmea no escritório, não lance olhares e sorrisos para todos os departamentos. Por mais que a oferta seja boa em quantidade e qualidade, essa atitude só vai queimar seu filme.

Outro ponto muito importante a se considerar é que se o seu alvo for seu subordinado ou estiver abaixo de você na hierarquia da empresa, é essencial tomar muito cuidado na hora de demonstrar suas intenções, para que o interesse não seja interpretado como assédio. Esse conselho serve, em especial, para as situações em que você tem dúvidas sobre a reciprocidade do sentimento.

Sempre se recorde de que, mesmo que a paquera evolua satisfatoriamente, a primeira e mais importante relação ali dentro é a de trabalho. O uso de e-mails para fazer tais revelações também deve ser evitado, lembre-se que muitas empresas monitoram os computadores de seus colaboradores.

E se o flerte virar namoro sério? O que fazer? A primeira coisa a ser feita é avisar o chefe, ou os seus superiores, caso vocês atuem em setores diferentes. É claro que vocês podem manter a discrição e só confirmar a situação à medida que as perguntas foremsurgindo. Mas, mesmo que a empresa seja liberal, a atitude significa transparência e elimina o risco de comentários que possam vir a prejudicá-los. É uma postura profissional.

Dicas quentes para paquerar no trabalho

Dicas para paquerar no trabalho

Como já foi dito anteriormente, passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho, portanto é inevitável que ocorram flertes entre os colegas. No entanto, nem todas as empresas admitem namoros entre funcionários, enquanto que outras são bem mais abertas com relação a esse assunto. Portanto, se você está de olho em alguém do trabalho, confira algumas dicas para levar seu interesse adiante sem prejudicar sua vida profissional.

Em primeiro lugar, verifique no setor de Recursos Humanos se o namoro entre funcionários é permitido pelo regimento interno da empresa. Caso não seja, será complicado manter contato com a pessoa sem ser percebido. Por isso, você terá que agir com muito mais cautela. Entretanto, se ele for permitido, o sinal está aberto: chame o seu amor para almoçar, assistir um filme no cinema ou simplesmente comece a conversar amigavelmente com ele.

Fique de olho nos sinais do seu paquera. Se em todas as suas investidas ele se negou, não insista mais, pois você poderá irritá-lo. Não adianta obrigar alguém a gostar de você. Por isso, tenha bom senso e desista dessa paquera, procurando alguém que esteja interessado em algo mais com você de verdade.

Muito cuidado ao paquerar subordinados, especialmente se você tem um cargo alto na empresa. Geralmente, esse tipo de relacionamento não dá certo, porque ele pode configurar abuso de autoridade, assédio sexual ou até atitude inconveniente. Sendo assim, prefira se envolver com alguém que pertença ao mesmo nível hierárquico que o seu.

Para se comunicar com o seu paquera, não use, em hipótese alguma, o e-mail corporativo, pois você estará produzindo provas contra você mesmo, já que todas as empresas sabem o que os seus funcionários escrevem nessa ferramenta de trabalho. Use outros e-mails para se comunicar com ele ou converse pessoalmente.

Se o namoro se tornar sério e não houver impedimentos por parte das políticas internas da sua empresa, comunique o seu chefe imediatamente. Depois, é a vez dos colegas, que devem ser informados em um momento informal como um happy hour. Contudo, vocês deverão agir normalmente durante os horários de trabalho, sendo sempre discretos e zelosos.

Como você pode ver, existem algumas regrinhas muito importantes para que a paquera no trabalho não se transforme em um grande inconveniente para vocês e para os seus colegas. A mais importante de todas, eu diria, é ser discreto e cuidadoso para não causar escândalos na empresa.

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